terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Lima - Dia 1

1º dia em Lima.
Foram tantas emoções.

Vou por tópicos.

"Avión"

Antes de embarcar, aquele medo que tomou conta de quem entra num avião.
A longa viagem serviu para confirmar uma suspeita: viagem boa é viagem de madrugada.
A privação de sono da noite anterior acabou me fazendo dormir por algumas horas.
Escutar ipod (ao invés dos barulhos esquisitos do "avión") e assistir The Big Bang Theory me ajudaram bastante.
No fim das contas, 2 voos pra lá de tranquilos.

Lima

Não tenho como saber bem, mas gostei do que vi.
Miraflores é um bairro pra lá de interessante.
Muitos restaurantes e muitas (mas muitas) casas de câmbio e agência de viagens.
É impressionante como a cidade parece talhada pra turista. Em cada esquina, há um cajero automático/ATM com opções de saque em soles (moeda local) e dólares americanos.
Ao sacar 100 dólares há pouco, percebi a grana que perdi comprando dólar no Brasil.
Comprei 3 vezes com câmbios que variaram de 1.84 a 1.90.
Hoje, ao sacar 100 dólares, o câmbio considerado foi de 1.72. Como não há casa de câmbio, não há margem de lucro.
O BB processa a compra e faz a conversão com a cotação do dia. Nem calculei quanto perdi. Nesse caso, quem converte não se diverte mesmo.
Final de semana, vou bater perna pelo bairro. Vou conhecer o Pacífico.

Comida

Nem comi direito, mas o tempero daqui é bom.
Nossa, a supreme da Pizza Hut tava divina. E a ensalada? Esqueci de perguntar que molho era aquele.
Tava tão boa que nem liguei para o repolho.
Outra coisa me chamou a atenção: o suco de laranja de caixinha. Minha nossa senhora!
É bom demais. Não tem aquele gosto pra lá de artificial das caixinhas tupiniquins.

Fui ao mercado e comprei dois itens que serão experimentados em breve. Ei-los (junto com a coca de 410 ml e o suco show de bola):



Trânsito

Já vi que não vai rolar de pegar ônibus.
Os carros são muito velhos (tanto os de transporte público quanto os de passeio).
Não há tantos carros, mas o trânsito é bem caótico. Parece que nada é proibido.
Até agora, não entendi os cruzamentos. Todos podem ir para todos os lados. Bem estranho e ruim de atravessar a rua.
O negócio vai ser caminhar (que é o melhor jeito de conhecer uma cidade mesmo).



Portuñol

Olha, eu até me surpreendi.
Não tive muita dificuldade de compreensão.
Duro mesmo é falar sem ter fluência.
No fim, todos sobreviveram. Consegui me alimentar. Então, tá tudo bem.
Estou assistindo um monte de coisa com áudio em espanhol ou áudio em inglês e legenda em espanhol. Falando nisso, vou assistir Sherlock Holmes por aqui. A estreia será "en 7 de enero" (é o que diz um outdoor por aqui).

Hotel

Grata surpresa.
O preço é mediano.
O quarto é excelente.
Amplo, com sala, banheiro espaçoso, closet e tudo mais.
Gostei bastante.
E o acesso à internet é providencial.



O sono chegou. 00h no Brasil. 21h aqui. Hoje, o dia foi enorme.

7 comentários:

Unknown disse...

Massa, boas impressões. E o blog vai ajudar nessa viagem moradia.
Depois faz um tour de cervejas!!!

Anônimo disse...

Arriba, muchacho! Confesso que me bateu vontade de sentir o Pacífico. Eu já teria me atirado nele na primeira hora em terras peruanas! Sim, eu sei que foi a trabalho, mas tentaria fazer isso ainda assim! Aproveite a estada para explorar a cultura local. Se tiver jeito, aproveite o fds para curtir cidades próximas, shows de bandas locais, boates, mercados, parques. Alugue um carro e saia por aí! O momento e a idade pedem. Por que não? Sei lá. Então vá assistir ao Cienciano jogar pelo campeonato peruano! Espero reencontrar um Paulo... um Paulo... errr... um Paulo menos perdedor no tennis! (João Paulo)

Paulo Gurgel disse...

Pensei em criar outro blog. A url desse é meio ofensiva. hehe.
Até tentei criar outro, mas a preguiça me venceu e atualizei esse mesmo.

Adriana disse...

Olá, DODC!!! :)
Fico feliz que as coisas estejam se desenrolando!
Olha.. Inka Kola é podre, mas a Cusqueña é sensaaaaaaaa!
Bjos,
Contabilidade (Dri)

Paulo Gurgel disse...

E aí, Contabilidade?

Pois é, menina.
Acabei tirando a prova ontem.
Tomei uma cusqueña. Excelente!
Tb tomei inca kola. Um gole e pronto. Terrível. Gaseosa com gosto de chiclete. hehe.

Tô indo pra Embaixada. ;)

fabiano disse...

Verdade, Cusqueña é o que há!

Mas a pergunta que não quer calar é: visto de perto, o Peru é grande mesmo? (Tadeu é que mandou perguntar...)

Grande abraço, Paulo!

Paulo disse...

Ele tem que vir aqui e tirar uma conclusão própria. hehe.